segunda-feira, 8 de março de 2010

Super B

SKODA SUPERB Por quatro rodas
Skoda Superb
MARÇO 2008

SKODA SUPERB

TOPO DE LINHA DA MARCA TCHECA CHEGA A UMA NOVA GERAÇÃO

POR FABIANO PEREIRA | FOTOS: PHOTO 4
VEJA OUTRO SALÃO:


Enquanto sua geração atual lembra bastante o Volkswagen Passat da geração anterior, como estilo equilibrado e atraente, o próximo Superb prioriza o espaço interno em detrimento de um belo perfil lateral. Não que o novo sedã médio-grande da Škoda seja feio, mas parece que seu teto foi esticado além da conta na parte posterior para que os passageiros não sentissem falta de espaço para a cabeça.

A explicação é inusitada e se chama Twindoor. A traseira, muito embora lembre a de um três-volumes, tem porta de abertura hatch que pode ser aberta pela metade, como se fosse o mais tradicional dos sedãs de três volumes. Ainda que tenha adotado essa inédita solução que quase faz do Superb um "crossover", a marca tcheca preferiu traços comedidos para seu produto mais sofisticado, só experimentando formas mais criativas no capô, faróis e lanternas desnivelados.

Dependendo da configuração do banco traseiro, há espaço de 565 a 1670 litros de bagagem. Até nove airbags protegem os ocupantes. Tração 4X4, farós bi-xenon, sistema de navegação e assistência para estacionar o carro automaticamente estão entre os opcionais. O acabamento interno em duas cores inspira sofisticação. Há motores a gasolina de 1.4 litros e 123 cv, 1.8 litros e 158 cv e V6 de 3.6 litros e 256 cv. Para quem prefere motores turbodiesel, a Skoda oferece os de 1.9 litros e 103 cv, 2.0 litros de 138 ou 167 cv. Câmbios manuais e automáticos fazem parte do catálogo.

Sob comando da Volkswagen, a marca tcheca não brinca no seu papel de complementar os produtos alemães da empresa. E ainda assim não se acanha na hora de desafiar conceitos de estilo em seu produto topo de linha, algo que não se vê há tempos na maioria dos fabricantes europeus, mesmo os mais arrojados. Prova disso é a Citroën, que até preferiu adotar no seu novo sedã C5 os mais tradicionais três volumes que quase sempre evitou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário