segunda-feira, 2 de maio de 2011

Coitroen DS

Parece prepotência eleger um único carro como o mais bonito de todos os tempos. No entanto foi isso que uma revista britânica fez, e talvez tenha acertado. A eleição promovida pela revista Classic and Sports reconheceu o Citroën DS como o carro mais bonito de todos os tempos.

A eleição

O Citroën DS foi um modelo francês lançado na década de 50. Nomes de peso como Giorgetto Giugiaro, responsável por projetos da Maserati, Volkswagen, Fiat; Ian Callum, diretora de design da Jaguar; e Peter Stevens, responsável pela segunda geração do Lotus Esprit, entre outros, participaram do corpo de jurados. O DS foi o mais citado entre eles e finalmente eleito.

Segundo Giorgetto Giugiaro, o DS é "o único exemplo de um carro realmente concebido - fora da caixa. É simplesmente impossível de imitar".

O carro

O Citroën DS foi considerado um veículo de vanguarda desde o seu lançamento em 1955. Sua suspensão Hyropneumática permitia a altura constante do veículo, independente do peso transportado garantindo estabilidade ao veículo. Foi o primeiro veículo de série com freios a disco. Possuía dois circuitos de freios independentes, repartidor automático em função da carga, câmbio semi-automático, direção assistida, capota em alumínio, painel de instrumentos com um desenho futurista e volante de braço único. Em seu tempo de produção 1.456.115 DS foram produzidos, somente na França foram 1.330.755.

Citroën DS no mundo das artes

Em seu lançamento, grandes nomes da fotografia como Henri Cartier-Besson, Helmut Newton, entre outros artistas estiveram presentes. O DS marcou a sétima arte como um dos personagens principais no filme "Cold Fever" (1995). Em outro filme, "Gattaca Experiência Genética" (1997), Ethan Hawke e Uma Thurman usam o DS em uma história futurística.

Outros filmes com o DS: "O último Tango em Paris" (1972) de Bernardo Bertolucci; "Scarface" (1983) com Al Pacino; "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" (2001), "O Código Da Vinci" (2006) e "Hannibal a Origem do Mal" (2007).

Tecnologia de vanguarda

O DS é reconhecido mundialmente pela democratização da tecnologia de vangarda, como por exemplo, a central de alta pressão - equipamento necessário para a suspensão hidropneumática. Esta tecnologia fornecia a potência necessária à direção hidráulica, aos freios a disco vistos à época nos Jaguar que disputaram as 24 Horas de Le Mans, ou ainda ao comando de câmbio com embreagem automática, uma previsão da caixa robotizada atual. O DS utilizou também em sua construção materiais avançados como o alumínio no capô e o plástico no teto.

Prestígio e multifuncionalidade

Os DS pretos também ganharam o prestígio dos chefes de estado principalmente, do General Charles De Gaulle. Também foram usados em desfiles e paradas, que deram maior prestígio ao veículo. Por causa de sua suspensão foi utilizado no cinema para transportar as câmeras em cenas de movimento (travelling). Devido ao espaço amplo traseiro, foi muito utilizado como ambulância e táxi. O DS elevou a participação da Citroën em rallys, e ganhou quase todos os prêmios de sua categoria.

Faça a sua eleição

Em sua opinião, que outro carro também merecia o título de "mais bonito de todos os tempos"?

Fonte: Citroën

Texto: Equipe MotorClube




















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